Você já perdeu um grande volume de dados extremamente importantes? Ou já teve algum momento de pânico, quando achou que tinha perdido? Você certamente tem dados em seu computador que não são apenas importantes, mas preciosos demais para serem perdidos. O backup regular dos dados ajudará a evitar o sentimento de pânico inevitável ao descobrir que todo o seu trabalho desapareceu.
A importância de fazer um backup
Não importa a eficiência do seu computador ou do disco rígido externo, um dia eles se tornarão desgastados. Essa é a natureza de todo hardware. O técnico de manutenção de computadores talvez possa conseguir recuperar os dados, mas não há nenhuma garantia disso. Se você não fizer o backup, estará brincando com a sorte.
E o que é pior, a Internet está cheia de ameaças à integridade dos dados. Os vírus e Cavalos de Troia não só roubam os seus dados, mas também os excluem em alguns casos. Outro fenômeno crescente e relevante é o ransomware, no qual um hacker insere um vírus no computador, que criptografa os dados. Para descriptografar, será necessário pagar um resgate a esses hackers. Se você tiver feito o backup dos dados, essa é uma preocupação a menos. Basta limpar o disco rígido e restaurar o backup mais recente.
Não importa se você perdeu os dados devido a uma falha mecânica, um desastre natural ou uma atividade criminosa. Eles estarão perdidos para sempre. Porém, os dados não precisam se perder, basta você fazer o backup.
Como fazer o backup dos dados
- Há várias maneiras de fazer o backup dos seus dados. Cada uma delas terá um procedimento diferente. Porém, existem algumas diretrizes gerais que devem ser observadas para a realização de um backup eficiente.
- O armazenamento atualmente é tão barato, que faz sentido fazer o backup de tudo. A economia será pequena se você armazenar apenas o que for totalmente insubstituível. A maioria dos usuários de computadores modernos prefere fazer o backup de tudo, uma vez que o custo para isso não é muito alto.
- O armazenamento na nuvem oferece várias vantagens sobre o armazenamento local. Por exemplo, se sua empresa for vítima de uma enchente, seu backup será destruído, a menos que esteja armazenado na nuvem.
- Quantidade é qualidade quando o assunto é backup de dados. Não se sinta pressionado para escolher entre um backup físico armazenado localmente e um backup armazenado na nuvem. Fazer o backup em ambos é a opção mais segura!
- Não despreze também a importância de manter cópias físicas de documentos, como extratos bancários e registros fiscais. É melhor manter um arquivo dos documentos mais importantes aqui, no mundo físico, além dos backups que você já mantém.
- Atenção à periodicidade: O backup diário é fundamental, mas havendo possibilidade, se programe para realizá-lo mais de uma vez por dia.
- Utilize agendamento automático: Eleja o melhor momento para a realização do backup e configure o agendamento para a execução do processo.
- O backup não é uma proposta do tipo “tudo ou nada”. É uma boa ideia manter um pen drive disponível para fazer o backup. A adoção de várias camadas de backup é a melhor tática de proteção.
As chances de perder todos os dados em um desastre são poucas, mas existem. Com relação ao backup, é sempre melhor “prevenir do que remediar”. O custo é baixo e o tempo gasto para fazer um backup não é muito. Porém, o custo de não fazê-lo pode representar um arrependimento para o resto da vida.
Realizar o backup dos dados é de sua responsabilidade, a Tek-System não armazena o banco de dados dos clientes, mas está sempre à disposição para orientar sobre as formas de se realizar essa tarefa, se necessário.
Reprodução de A importância do backup de dados (norton.com)
Para mais informações, acesse: Realização de Backup
18/08/2022