A partir da entrada dos novos eventos da série R-4000, a EFD-REINF possuirá o modelo de envio de lote com processamento assíncrono, ou seja, a transmissão que ocorria via SOAP, passa a ser processada via API REST.
A ferramenta utilizada para desenvolver a comunicação baseada em API REST utiliza o Certificado do tipo PEM, que é o Certificado PFX convertido.
Além da REINF, o certificado PEM é requerido também pela API Integra Contador, através da qual o sistema ERP Tek-System realiza o cálculo das guias federais pelo SICALC.
A conversão do Certificado PFX para o Certificado PEM não é um serviço oferecido no Contrato de Sessão de Uso do Software da Tek-System, mas para auxiliar as empresas neste processo, criamos um BAT que pode ser baixado através do link:
https://teksystem.com.br/suporte/openssl/ConverterPfx.rar
Baixe também o Manual para auxiliar na execução do BAT:
Caso não consiga gerar o certificado PEM válido com a execução do BAT, será necessário identificar o fator que causou o erro. Abaixo relacionamos alguns pontos que podem ser verificados:
- A) Execute o BAT com uma versão anterior do OpenSSL ; Baixar a versão 1.0
- B) Exporte novamente o certificado PFX;
- C) Pesquise no Google outras soluções.
Este post foi criado para que sua empresa tenha autonomia na conversão do certificado PFX para certificado PEM, mas se ainda assim houver necessidade de assessoria da Tek-System no processo, entre em contato com nosso setor comercial para contratar este serviço.